sábado, 3 de outubro de 2009

Marrakech, a chegada

Em Viagem - Dias 9, 10 e 11

A chegada a Marrakech foi como aterrar numa grande confusão.
Um trânsito completamente anarquico no meio do qual tinhamos de encontrar o caminho para a Riad que tinhamos marcado pela net.
Primeiro passo: tentar manter uma trajectória linear sem mudanças de direcção para não sermos atingidos por um dos projecteis em movimento.

Marcamos o alojamento na Riad Sofia através da internet. Foi um achado, um preço bem abaixo da média e de qualidade bastante boa, como viemos a confirmar, a 15 minutos a pé do coração de Marrakech - a praça Jemaa El Fna.
Um óptimo negócio mas tinha de haver alguma desvantagem e essa era estar localizada no meio de uns quelhos onde nunca conseguiriamos chegar sozinhos. Mas em Marrakech tudo de arranja por alguns Dirhams.
Paramos o carro nas imediações da Riad sabendo que estavamos bem próximos mas sem saber lá chegar.
Perguntando a algum transiunte não falta quem nos leve ao local, e mais quem nos queira levar as malas e também quem nos arranje estacionamento para o carro. Na esperança de lucrar com isso obviamente.

Aliás este é um "problema" em Marrocos. Frequentemente abordam-nos com a conversa que só querem saber de onde vimos, conhecer-nos, que somos muito simpaticos, treinar a lingua e bla bla bla e acabamos com um "guia" colado a nós a mostrar-nos e explicar-nos os locais à medida que vamos caminhando. Fazer má cara, dizer que não temos dinheiro e que não queremos guia nenhum não é suficiente para os afastar. Até porque eles "não querem dinheiro, só ajudar". Claro que no final estendem a mão e ainda reclamam.
Pedir indicações a alguém também pode resultar na mesma situação. Só queremos saber se se vai pela esquerda ou pela direita mas insistem no "eu mostro-vos, sigam-me". E nós "não, não queremos, só queremos saber qual a direcção". Não adianta!
Claro que nem toda a gente é assim e alguns ficam mesmo contentes por ajudar e por indicar a direcção mas à partida é impossivel antever as intenções da pessoa com quem nos cruzamos.

Voltanto à Riad. Após intensa pesquisa na internet nas 2 semanas que antecederam a partida e de nos deparmos que os locais que tinhamos referenciado estavam cheios ou eram um pouco caros para o nosso orçamento, tivemos conhecimento da Riad Sofia por sugestão de outra Riad que contactamos.
Situada no meio de uns quelhos mas sem qualquer problema de segurança. Cheguei a circular por lá depois as 3 da manhã e tudo pacífico.
A Riad tem um ambiente muito acolhedor, um total de 7 ou 8 quartos em as pessoas eram bastante simpáticas.
Uma decoração tipicamente marroquina, pouco opulente mas muito gira e tipica. Como é normal nas Riads marroquinas, os quartos e as divisões dispoem-se em dois andares em redor de um pátio central em que o telhado é aberto. No pátio existe uma fonte ou, como neste caso, um banho ou mini-piscina. Lá em cima, o terraço é um pátio onde podemos apanhar banhos de sol ou ver o luar, à noite.

Já agora deixo o link da Riad - www.riadsofia.com - as fotos não são ficção, correspondem à realidade.
Caso estejam interessados contactem-os, os preços podem sem mais baixos do que os indicados.

3 comentários:

  1. André vales mesmo os 5 dirhams que eu e o Filipe concordamos em pagar-te, lol! És o "guia perdido" mais bem orientado de Marrocos, lol, como também a melhor pessoa para descrever o que por lá se passou. Obrigada. People lembrem-se sempre ... Marrocos vale muito a pena, a sério, ao contrário do que um médico tentou dizer ao Filipe, aquando de uma consulta antes da viagem, lololol!!!!! Quero lá voltar!

    ResponderEliminar
  2. Promessas, promessas... É que ainda não recebi os meus 5 dirhams...
    :P

    ResponderEliminar
  3. Ui temos que tratar disso .... :) quero voltar, uahhhhhhhhuahhhhhhh :p

    ResponderEliminar