segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Na Medina de Marrakech

Em Viagem - Dias 9, 10 e 11

Em Marrakech todos os caminhos vão dar à praça Jemaa El Fna. Fica localizada no coração da medina e da cidade antiga, mesmo ao lado da Koutobia - uma das mesquitas mais importantes de Marrakech, cuja torre é visivel de quase toda a cidade.

A praça é agitadissima durante todo o dia com o seu comercio, encantadores de serpentes, musicos, espectaculos de rua, tatuadoras de hena e barraquinhas daquele maravilhoso sumo de laranja natural. À noite enche-se de ainda mais vida, cor e cheiros que nos chamam para as barracas de comida.
Aqui vêm dar também algumas das principais avenidas da cidade por um lado e por outro as ruas que nos levam para os souks e mercados em calçadas estreitas, quase labirinticas e que parecem não ter fim.

Vagueamos pela medina. Praça Jemaa El Fna, Koutobia e seus jardins, Bahia Palace, Tumulos Saadian, Souk das Especiarias, Souk dos Tapetes, Souk das lãs de mil e uma cores, Fonte Mouassine e mais uns quantos mercados, souks e fondouks. Pelo meio muitas vezes nos perdemos mas isso, acho, é mais bom que mau porque há sempre algo inesperado que se encontra.
Também não abdicamos de almoçar na praça, tomar um chazinho na Dar Cherifa (uma Riad do século 15) e ver o pôr do sol de um cafés nos terraços que rodeiam a Jemaa El Fna.

Para a despedida de Marrakech decidimos presentearmo-nos com um jantar no Narwama. Um jantar de estilo Marroquino e Tailandês um bocado carote (upa upa) mas a comida era deliciosa e o mojito então... O local é fabuloso. Uma Riad antiguissima, toda remodelada com extremo bom gosto e requinte onde à decoração marroquina são acrescentados alguns pormenores orientais como algumas imagens budistas e bambus que se ergem no jardim central a toda a altura da Riad.

1 comentário:

  1. Eh pa, vamos lá hoje? :) Fogo, é muito bom ler as tuas descrições, a sério, porque parece que estamos lá outra vez, obrigada!!!! beijinhos

    ResponderEliminar