terça-feira, 22 de setembro de 2009

Marrocos é "fixe fixe"

Em Viagem, Dia 6

O dia prometia ser longo pois esperavam-nos mais de 600km de Fez ate Merzouga.
Nem imaginavamos que o fosse tanto pois comecamos logo por perder quase uma hora a procura da estrada que saia em direccao a sul e, ate chegarmos ao deserto, haviamos de atravessar o medio Atlas e o Alto Atlas.
Paisagens mais variadas nao poderiamos encontrar num so dia. Atravessar Maroocos de norte para sul permitiu-nos descobrir montanhas, vales, diferentes tipos de formacoes rochosas, diversos tipos de vegetacao, grandes variacoes de temperatura, aldeias perdidas nas montanhas, desfiladeiros, desertos e oasis. E ainda pasar por Ifrane a cidade a qual chamam a pequena suica, precisamente porque fica a elevada altitude e cuja arquitectura e vegetacao faz lembrar as cidades dos alpes suicos.

A diversidade das paisagens e tao grande aue obrigaria os meus amigos geologos/biologos a porem grande parte dos seus conhecimentos em pratica. Eu, como nao percebo nada do assunto, limito-me a apreciar e deixar-me encantar pelos cenarios que iam mudando a medida que os quilometros iam pasando.

Aproximamo-nos de Merzouga com o sol ja a bater no solo arido. Chegar ao Auberge du Sud teria sido tarefa herculeana nao tivessemos tido a sorte de sermos encontrados no caminho por um jipe do Auberge que voltava de Rissani onde tinha ouvido falar de uns Portugueses que pediam indicacoes de como la chegar.
O dialogo com o staff nao podia ter sido mais surpreendente e divertido. Assim aue algum deles nos via perguntava "Portuguesix tudo fixe?" ou "fixe fixe".
Estava mais que comprovqdo que nao eramos os primeiros Portugueses a parar por ali, bem pelo contrario...

2 comentários:

  1. Uma curiosidade (de alguém que um dia destes ainda se mete num périplo igual...): o alojamento já tinham pré-marcado ou vão/foram procurando à medida que chegam/chegavam aos locais onde pernoitar?

    Abraço e divirtam-se.

    ResponderEliminar
  2. Marcamos so as cidades maiores (ate Marrakech) e o deserto, ou seja, Fes, Marrakech e deserto.
    Agora ja estou em Rabat e tb devia ter marcado porque teria conseguido precos melhores :S

    ResponderEliminar