terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tetouan e Chefchaouen

Em Viagem, Dias 1 e 2

Os primeiros dias de viagem sao um pouco dificeis de dissociar um do outro porque na verdade foram um unico e extremamente longo dia.
Saimos do Porto pelas 19h, depois de um dia de trabalho e de colocar as ultimas coisas nas malas.
Ja passava da meia-noite quando paramos em Faro para uma bifana, pica-pau e caldo verde e depois seguimos em direccao a Espanha mesmo a tempo de apanhar, em Algeciras, o primeiro ferry para Ceuta. Chegamos ao antigo bastiao Portugues, ainda hoje ocupado pelos Espanhois, tinha o sol acabado de exibir os primeiros raios.
Demos uma vista de olhos pela cidade de que tanto ouvimos falar nas aulas de historia e onde ainda se identificam marcas lusitanas: o forte, por exemplo, os brasoes e a propria insignia da cidade onde sao visiveis os escudos e as quinas.

Seguimos para Marrocos onde logo na fronteira comeca o assedio aos turistas: ajuda nas formalidades em troca de gorjeta e proposta para guia na cidade mais proxima.
La resistimos e seguimos para Tetouan por entre as imponentes montanhas do Rif. Ai dirigimo-nos a medina, a nossa primeira. La ruas antigas, estreitas, labirinticas, varios mercados, numa confusao de transiuntes, uma mistura de cheiros fetidos do peixe e carne, nauseabundos das alcacarias ou refrescante dos coentros e hortela.

Por entre montanhas, numa estrada nacional cheia de curvas, muitas vezes similar as que encontramos em Portugal para la do Marao, conduzimos ate Chefchaouen.
Chefchaouen e uma cidade pequena e a medina, nao deixado de ser labirintica, e muio mais limpa e agradavel. Diria mesmo pioresca com os seus muros e caminhos pintados de branco e azul.
Aqui nota-se que o turismo tem um peso muito maior na economia local o que faz com que o assedio seja muito grande e quase constante em algumas zonas.
Entre Tetouan e Chefchaouen conclui que os Marroquinos sao muito pprovavelmente o povo mais insistente e criativo na tentativa de vender algo, prestar um servico ou qualquer outra coisa que renda algum dinheiro e é muito cansativo conseguir faze-los desistir.
Nem a minha experiencia no Vietname me serviu de muito, aqui a persistencia é muito maior. Contudo, isso nao quer dizer que me tenha sentido de algum modo ameacado ou inseguro.

O dia tinha sido muito longo e por ali pernoitamos, naquela encantadora cidade encaixada entre montanhas.

1 comentário:

  1. Estivemos a ler as novidades da viagem e a ver as fotografias.

    Sempre que puderes, põe mais notícias para vermos.

    Um beijinho

    ResponderEliminar