terça-feira, 22 de setembro de 2009

Fez

Em Viagem, Dias 4 e 5

Em Fez decidimos contratar um guia local o que se revelou ser uma escolha acertada pois permitiu-nos rentabilizar ao maximo o tempo e facilitar-nos a orientacao. Era um marroquino cheio de pinta com quem aprendemos bastante sobre a cidade mas tambem sobre os habitos e costumes dos marroquinos, inclusivamente clarificar alguns mitos que nos ocidentais criamos sobre os muculmanos.
A medina de Fez e gigantesca e absolutamente labirintica. Se e muito facil uma pessoa perder-se noutras medinas mais pequenas ou menos confusas aqui e quase impossivel isso nao acontecer a generelidade dos turistas.
Esta dividida em varios bairros e, tal como as grendes medinas, existe uma imensidao de souqs (mercados) cada um especializado no seu comercio ou arte.
Em Fez visitamos ainda as portas principais de entrada na medina, o palacio real (a porta porque o interior nao esta aberto ao publico), a medersa, espreitamos as mesquitas (porque nao e permitida a entrada a nao muculmanos) e as alcacarias onde sao feitos os curtumes.
Para i jantar um merecido e enorme hamburger de camelo.

Assim, sobrou-nos ainda tempo para no dia seguinte voltar a Meknes (fica a 50km) para ver alguns locais que nos tinham faltado e vaguear de novo pelos seus pitorescos mercados, desta vez sem a pressao constante de uma chuva torrencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário