domingo, 13 de dezembro de 2009

Asilah

Em Viagem - Dias 14 e 15

Asilah foi conquistada pelos Portugueses em 1471 que aqui constituíram um dos seus principais portos em Africa e construíram as muralhas que ainda hoje delimitam a medina.
Em 1578 D. Sebastião partiu de Asilah para a batalha de Alcácer-Quibir, da qual não regressou, e Portugal acabaria por perder o porto para os Espanhois que ali permaneceram até 1691.

A Asilah dos nossos dias é uma cidade extremamente bonita e limpa.
As suas casas de toscos acabamentos, separadas por ruas estreitas e impecavelmente pintadas de banco e azul, espreitam o mar por cima das muralhas Portuguesas fazendo-nos pensar que fomos transportados para uma ilha grega.
É também conhecida pela cidade dos artistas. Aqui encontramos várias galerias de pintores e também diversas pinturas em várias paredes da cidade.
Actualmente é também um dos destinos de verão predilectos de Marroquinos e Espanhóis. A população passa de uma média de 12 mil pessoas durante o ano para 110 mil durante o verão.
A presença dos Espanhóis faz-se sentir não só pelo idioma que vamos ouvindo pelas ruas fora mas também nos restaurantes onde facilmente se encontram as tapas e as paelhas.
São também vários os Espanhóis que já se estabeleceram aqui gerindo pequenos noteis e restaurantes.

Como sabem segundo a religião os Árabes não podem beber bebidas alcoólicas e em Marrocos os bares e restaurantes que as vendam são poucos pois necessitam de uma licença para o efeito. Às refeições já nem contavamos com isso mas aqui, ao jantar, foi diferente:
- "Que querem beber?" perguntam-nos no restaurante, "querem cerveja?" continuou
- "Sim, mas vocês servem bebidas alcoólicas?" perguntamos nós
- "Sim, mas temos de disfarçar..."
E então vieram para a mesa 3 copos cheios de cerveja acompanhados de 3 garrafas vazias de "Sprite"!

Sem comentários:

Enviar um comentário