sábado, 31 de outubro de 2009

Fotos - Casablanca - Mesquita Hassan II












Fotos - Azemour






sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fotos - El Jadida









Casablanca e El Jadida

Em Viagem - Dias 12 e 13

Saídos de Marrakech dirigimo-nos para o litoral Atlântico de Marrocos.
Encontramo-lo em El Jadida cidade cujo centro histórico é conhecido cidade Portuguesa.
Foi um dos bastiões Portugueses em Marrocos nos descobrimentos. O forte que os nossos antepassados construíram, após a sua saída, viria a ser ocupado pelos árabes e a hospedar a medina local.
Esquecendo a cidade que cresceu à sua volta, dentro daquelas muralhas sentimo-nos num ambiente familiar de cenário similar ao que encontramos em muitas cidades no nosso País.

Na manhã seguinte seguimos viajem em direcção a Rabat mas pelo caminho tínhamos 2 paragens programadas: Azemour - uma pequena cidade também fundada pelos Portugueses - e Casablanca.

Casablanca é, em termos económicos, a principal cidade de Marrocos e uma das 4 maiores metrópoles do continente Africano.
A nossa experiência de Casablanca não foi muito grande uma vez que nos limitamos a atravessar a cidade até à grande mesquita e volta-la a atravessar novamente ao encontro da saída para Rabat.
Contudo o que vimos não nos entusiasmou a procurarmos descobrir muito mais: largas avenidas, trânsito caótico, muitos edifícios e poucos deles interessantes.
Vir aqui vale sobretudo pela grande mesquita erguida em homenagem a Hassan II. A mesquita é absolutamente imponente e magnificamente situada à beira-mar.
É a terceira maior mesquita do mundo e uma das duas únicas em Marrocos abertas às visitas de não muçulmanos. A outra fica perdida algures no Midelt.
A construção é recente, começou em 1980 e terminou em 1993, mas não impressiona menos que as imponentes construções do mundo antigo.

O minarete de 210 metros de altura é o mais alto do País tendo no seu topo um laser que indica a direcção de Meca. Tem uma capacidade para 25000 fiéis e na sua decoração trabalharam mais 6000 artesãos.
Vale muito a pena ver esta mesquita mas tenham em atenção que, para visitar o seu interior, só o é possível numa das 4 visitas diárias sendo que a última era às 14h. Sendo assim, se quando forem a Marrocos desejarem visitar a grande mesquita confirmem previamente as horas e eventualmente dias em que o é possível fazer.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Fotos - Marrakech - Nouvelle Ville













De que lado circulam as motas?

De que lado circulam as motas em Marrocos? Do lado que quiseram, obviamente...



E também aqui são usadas como meio de transporte familiar!